O Uso da Atividade Pesquisa para Avaliações Diagnósticas no Moodle

Autores

  • Aline Teixeira Gomes UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Adriana Neves de Oliveira UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Márcia Maria Pereira Rendeiro UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Moodle, Avaliação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar a análise do perfil dos alunos aplicando a avaliação diagnóstica através da atividade “pesquisa” disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, observacional, através de duas avaliações, no universo de 505 discentes. Tendo como resultado o número de 239 (47,33%) respondente na primeira onde detectou-se que a maior parte dos alunos está na faixa de 20 a 30 anos - 189 participantes (79,08%). E na segunda, com 250 participações, constatou-se que a maioria dos discentes - 247 (98,80 %)- tem computador em casa e acessa a internet todos os dias 138 (55,20 %). A análise das enquetes propiciou às equipes pedagógica e acadêmica, a possibilidade de conhecer o público-alvo em suas especificidades, a fim de aperfeiçoar a relação ensino-aprendizagem. Em relação ao processo de coleta de dados na atividade Pesquisa, o acesso à resposta pode ser realizado individualmente e também analisado pelo Moodle através de gráficos. Há ainda opção de exportação para um arquivo Excel, permitindo a análise em software estatístico. E com base nas respostas disponíveis aos tutores, os mesmos poderão se apropriar dessas informações e interagir nos espaços disponibilizados de forma mais aproximada ao perfil do aluno.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GOMES, Aline Teixeira; LISBOA, Rita de Cássia dos Santos Nunes; OLIVEIRA, Adriana Neves de; RENDEIRO, Márcia Maria Pereira. O Uso da Atividade Pesquisa para Avaliações Diagnósticas no Moodle. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1762.. Acesso em: 8 dez. 2024.