CONECÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO TOCANTINS: CONTRIBUTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Mariana da Silva Neta SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Nadia Flausino Vieira Borges SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Aldízia Carneiro de Araújo SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Simone Lima de Arruda SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Elisiane Fernandes da S. S. Andrade SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Marcia Flausino V. Alves SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor

Palavras-chave:

tecnologias na educação, formação continuada, educação a distância

Resumo

A cada ano a educação a distância (EaD) alarga seus horizontes no Brasil como uma modalidade válida, necessária e que em muito contribui para a formação de educadores, exigindo uma nova postura do professor, do cursista, dos gestores e de toda a instituição educativa, alterando as relações entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A partir desta pesquisa objetivamos conhecer a percepção dos cursistas sobre o perfil do educador em EaD; as contribuições da relação professor da EaD e professor cursista da EaD no desenvolvimento da aprendizagem durante o curso e a percepção sobre a dualidade qualidade x quantidade no ensino a distância. Os sujeitos da pesquisa são professores efetivos da rede pública estadual da educação no Tocantins inscritos no curso de Tutoria em EaD ofertado na plataforma Moodle da Seduc. As conclusões permitem evidenciar, na percepção dos cursistas, a significativa contribuição da EaD no desenvolvimento do ensino-aprendizagem e a relevância do enfrentamento das dificuldades no ensino a distância, o que nos levou a reflexão sobre as possibilidades da utilização dos diversos recursos tecnológicos para a implementação das formações de professores por meio da EaD.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

NETA, Mariana da Silva; BORGES, Nadia Flausino Vieira; ARAÚJO, Aldízia Carneiro de; ARRUDA, Simone Lima de; ANDRADE, Elisiane Fernandes da S. S.; ALVES, Marcia Flausino V. CONECÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO TOCANTINS: CONTRIBUTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1756.. Acesso em: 8 dez. 2024.