REFLEXÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS ON-LINE FAVORECENDO O TRABALHO COLABORATIVO EM CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Paulo Bruno Lopes da Silva USP - Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Trabalho Colaborativo, formação de professores, Evernote, OneNote

Resumo

A popularização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem provocado mudanças sociais, culturais e econômicas. Em um mundo mais conectado e globalizado, a economia colaborativa visa aumentar a produtividade e reduzir custos através da cooperação entre pessoas e recursos. Nesse modelo, o trabalho colaborativo reúne profissionais perante objetivos comuns e acredita no trabalho em equipe para a resolução de problemas. Nesse cenário, também emerge a necessidade de se repensar o trabalho docente de forma colaborativa e auxiliada pelas TIC, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre o uso das tecnologias favorecendo o trabalho colaborativo em contexto educacional para a formação de professores. Para atingir esse objetivo, a pesquisa apresenta um referencial teórico sobre o conceito de trabalho colaborativo, em seguida, analisam-se duas tecnologias colaborativas on-line: o Evernote e o OneNote. Descrevendo essas tecnologias colaborativas, foram levantados critérios para a análise crítica desses serviços. Por último, refletimos sobre a utilização dessas duas tecnologias como ferramentas de favorecimento ao trabalho docente colaborativo e sua relevância para a formação de professores. Ao final deste trabalho, espera-se que os resultados possam contribuir para a reflexão sobre o trabalho colaborativo na formação docente, a contribuição das tecnologias colaborativas na realização de atividades ensino, bem como a formação tecnológica dos professores na era digital, motivando-os a acompanhar criticamente o desenvolvimento das tecnologias colaborativas como forma de crescimento profissional.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA, Paulo Bruno Lopes da. REFLEXÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS ON-LINE FAVORECENDO O TRABALHO COLABORATIVO EM CONTEXTO EDUCACIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1753.. Acesso em: 8 dez. 2024.