REFLEXÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS ON-LINE FAVORECENDO O TRABALHO COLABORATIVO EM CONTEXTO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Trabalho Colaborativo, formação de professores, Evernote, OneNoteResumo
A popularização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem provocado mudanças sociais, culturais e econômicas. Em um mundo mais conectado e globalizado, a economia colaborativa visa aumentar a produtividade e reduzir custos através da cooperação entre pessoas e recursos. Nesse modelo, o trabalho colaborativo reúne profissionais perante objetivos comuns e acredita no trabalho em equipe para a resolução de problemas. Nesse cenário, também emerge a necessidade de se repensar o trabalho docente de forma colaborativa e auxiliada pelas TIC, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre o uso das tecnologias favorecendo o trabalho colaborativo em contexto educacional para a formação de professores. Para atingir esse objetivo, a pesquisa apresenta um referencial teórico sobre o conceito de trabalho colaborativo, em seguida, analisam-se duas tecnologias colaborativas on-line: o Evernote e o OneNote. Descrevendo essas tecnologias colaborativas, foram levantados critérios para a análise crítica desses serviços. Por último, refletimos sobre a utilização dessas duas tecnologias como ferramentas de favorecimento ao trabalho docente colaborativo e sua relevância para a formação de professores. Ao final deste trabalho, espera-se que os resultados possam contribuir para a reflexão sobre o trabalho colaborativo na formação docente, a contribuição das tecnologias colaborativas na realização de atividades ensino, bem como a formação tecnológica dos professores na era digital, motivando-os a acompanhar criticamente o desenvolvimento das tecnologias colaborativas como forma de crescimento profissional.