AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE UM SUJEITO UNIVERSITÁRIO ARTISTA
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Discurso, Sujeito universitárioResumo
Este trabalho consiste em apresentar alguns achados de uma pesquisa de mestrado que investigou as mídias institucionais de três instituições privadas de ensino superior pertencentes ao grupo Kroton. O argumento da pesquisa é que ao entender as páginas do facebook e do youtube como aparatos discursivos poder-se-á averiguar a incisão dessas materialidades sobre processos de subjetivação do estudante do ensino superior. Nesse sentido, seja o aluno da EaD ou da modalidade presencial, essas tecnologias operam na constituição de um sujeito universitário específico. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram estruturados a partir da análise do discurso na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Dentro do universo pesquisado, buscou-se nas instituições publicações no youtube desde o ano de 2008 até 2015. Da mesma maneira, realizou-se o levantamento das postagens no facebook, de 2011 (ano da criação das páginas das três instituições) a 2015, focando nos vídeos das campanhas publicitárias, palestras e postagens que falavam sobre o sujeito universitário. Os resultados da pesquisa demonstraram que estas mídias constituem um dispositivo pedagógico pelo qual se transpõe uma ética empresarial para o espaço educativo, afirmando assim um tipo de ethos necessário para adentrar nos espaços de visibilidade do sucesso. Essas tecnologias ensinam técnicas para o empresariamento de si que passam por um processo contínuo de individuação-exercitação-condução da vida.