CARACTERIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação Superior a Distância, Oferta de cursos, BrasilResumo
A Educação a Distância (EAD) apresentou um crescimento massivo no Brasil ao longo da última década, especialmente no âmbito do ensino superior. Se em 2003 havia pouco mais de 49 mil estudantes matriculados em cursos de graduação a distância no país, em 2014 esse número saltou para 1,34 milhões de estudantes. O cenário da expansão da EAD nacional tem sido marcado por três grandes tendências: crescimento das graduações tecnológicas; crescimento dos cursos da área de Gestão, Finanças e Negócios; e a presença de oligopólios, isto é, grupos financeiros nacionais e estrangeiros, os quais, por meio da compra e/ou fusão das instituições de educação superior do país (IES), concentram a maior parte dos cursos e das matrículas. Considerado este cenário geral, o presente artigo tem por objetivo caracterizar a oferta de EAD no âmbito do sistema nacional de educação superior. De forma mais precisa, o objetivo é o de descrever o cenário dos cursos de graduação a distância oferecidos pelas IES do país. Nesse sentido, fora analisado um total de 796 cursos: 230 de localizados em instituições privadas sem fins lucrativos; 323 em privadas lucrativas; e 243 em universidades federais. A investigação foi realizada durante o mês de abril de 2016, nas páginas de internet das respectivas instituições. Os resultados são apresentados através de gráficos e quadros.