Saberes docentes e o planejamento em EaD

Autores

  • Rafael Arlindo Rosa Universidade do Vale do Itajaí Autor

Palavras-chave:

Planejamento docente na EaD, Saberes docentes na EaD, Uso pedagógico de TDIC, Novas tecnologias em educação

Resumo

O estudo objetivou analisar como se efetiva esse planejamento e quais os saberes docentes necessários para tal. O locus da pesquisa é uma Universidade Comunitária de Santa Catarina. Foram adotados como principais referenciais teóricos: os saberes docentes (Tardif) e a formação docente para uso de tecnologias (Belloni; Mishra e Koehler). A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, com base no estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a bibliográfica, o questionário e a entrevista. Os dados evidenciam que, para o desenvolvimento de uma disciplina a distância, é necessário que o docente adquira um conjunto de saberes que vão muito além do conteúdo específico de sua área. O docente assinala a necessidade de um arcabouço de saberes - específicos, pedagógicos, tecnológicos e da experiência - para assim planejar sua ação docente.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ROSA, Rafael Arlindo. Saberes docentes e o planejamento em EaD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1749.. Acesso em: 6 dez. 2024.