EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAIS

Autores

  • Renata Primo de Sousa Paz Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Ana Célia Lopes Cavalcante Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Antonio Leonardo Moreira de Aquino Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Bárbara Eleodora Santiago Gomes Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Júlio César Lopes de Oliveira Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Lisimére Cordeiro do Vale Xavier UFC - Universidade Federal do Ceará Autor
  • Maria Jucilene Freire Lopes Marinho SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Maria Ravelly Cordeiro Xavier Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Pedro Bruno Silva Lemos Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Antônio Roberto Xavier Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor

Palavras-chave:

Educação, Inclusão digital, Tecnologias, TIC

Resumo

abe-se que a informática nas escolas brasileiras é considerada como uma cultura nova. Talvez por isso, haja uma certa resistência por parte de alguns docentes, principalmente daqueles de formação tradicional e que não tiveram acesso ao uso das mídias digitais e desconhecem ou ignoram os inúmeros recursos que o uso correto das TIC proporcionam no redimensionamento metodológico do ensino-aprendizagem. Por estas e tantas outras razões é que as ações estratégicas de ensino-aprendizagem no tocante a educação e inclusão digitais devem ser implementadas, redimensionadas, avaliadas e efetivadas com maior intensidade. Nesse sentido, percebe-se que o ambiente mais propício a qualificar os sujeitos sociais é exatamente as escolas. Deste modo, o presente trabalho analisa com a inclusão digital no contexto educa­cional é parâmetro indissociável, visto que, necessa­riamente caminha objetivamente com o propósito de letrar, formar, capacitar digitalmente, os sujeitos que en­sinam e que aprendem na citada sociedade cibercultural do novo milênio. Não obstante, conclui-se que no âmbito dos espaços educacionais uma das ferramentas exigidas e indispen­sáveis para a promoção da inclusão digital é o uso eficaz de computadores. Dessa forma, conclui-se ainda que a comunidade escolar para estar incluída digitalmente necessita conviver e interagir com as máquinas, com os recursos educativos, ter acesso e treinamento específico, adequado e contínuo no que diz respeito às tecnologias socioeducativas.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

PAZ, Renata Primo de Sousa et al. EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1747.. Acesso em: 6 dez. 2024.