REDE SOCIAL COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADE DE USO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Tatiane Fernandes de Souza Oliveira Autor
  • Adriane Belluci Belório de Castro Fatec - Faculdade de Tecnologia de Botucatu Autor

Palavras-chave:

Aplicativos, Aprendizagem móvel, M-learning, Educação, Redes Sociais Digitais

Resumo

O uso informal e pessoal de aparelhos móveis, continuamente, por adolescentes tem despertado a atenção de educadores, especialmente no âmbito do ensino médio. Considerando-se, ainda, a exploração de redes sociais com finalidade pedagógica, é possível ampliar a interação professor-aluno e aluno-aluno desde que bem definidos objetivos e estabelecidas regras para seu uso. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir, a partir de um estudo de caso, a percepção de professores e de alunos do ensino médio a respeito do uso de redes sociais, aqui especificamente o Whatsapp, como recurso complementar para a aprendizagem de Língua Portuguesa. Utilizou-se da técnica de entrevista a partir de questões abertas aplicadas a um professor de Língua Portuguesa do ensino médio público da cidade de Botucatu-SP. Com base na literatura pesquisada e a partir dos resultados obtidos, constatou-se que a tecnologia tem sido uma ferramenta de significativa importância para a transformação dos processos e práticas docentes. Assim, o estudo vem sugerir que, além das ferramentas que já existem no âmbito educacional presencial, o professor pode utilizar aparelhos móveis e aplicativos como Whatsapp para fins didático-pedagógicos.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Tatiane Fernandes de Souza; CASTRO, Adriane Belluci Belório de. REDE SOCIAL COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADE DE USO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1745.. Acesso em: 8 dez. 2024.