TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC: CONECTANDO A REALIDADE À PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Crésia dos Santos Belém UNEB - Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

TIC, novas práticas, professor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais resultados encontrados na pesquisa realizada em uma escola pública municipal na cidade de Carinhanha- BA. Durante a pesquisa se propôs responder ao questionamento: O professor do ensino fundamental tem utilizado as TIC em suas aulas e essas têm sido utilizadas na perspectiva de dinamizar as aulas e produzir bons resultados na aprendizagem? Para responder a este questionamento teve como objetivo, analisar as práticas dos professores em uma escola pública municipal de Carinhanha no âmbito das TIC. A pesquisa fundamentou-se na orientação metodológica da pesquisa ação, com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e o questionário. Como principais aportes teóricos, Pimentel (2012), Moran (2009), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI (2011), Jordão (2009) entre outros. E como resultado chegou percebemos que os professores ainda não adotam as TIC em suas aulas de forma dinâmica. E por acreditar que não adiantam acrescentar as tecnologias às atividades já existentes na escola e nas salas de aula sem reflexão e planejamento, assim ficou clara a necessidade de aplicar um projeto de intervenção na perspectiva de contribuir para que os professores assumam novas práticas com as Tecnologias de Informação e Comunicação, trazendo essa realidade para o contexto da sala de aula.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BELÉM, Crésia dos Santos. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC: CONECTANDO A REALIDADE À PRÁTICA DOCENTE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1743.. Acesso em: 8 dez. 2024.