AVALIAÇÃO DO USO DO VÍDEO (PODCAST) COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE ENSINO NOS CURSOS DE SAÚDE DO NORDESTE
Palavras-chave:
Tecnologia da informação, podcast, vídeosResumo
Estudos recentes têm demonstrado que a nova geração de estudantes apresenta maneiras diferentes e novas de interagir não só com o conteúdo on-line, mas também de agir as aulas convencionais. As tecnologias de Informação e Comunicação têm sido consideradas ferramentas de aprendizagem tão importantes que a UNESCO começou a estimular a sua utilização. Um dos objetivos é usar vídeos para telessaúde, no entanto, nas universidades brasileiras, a quantidade de informações acerca deste assunto ainda é diminuta, apesar de informática de saúde ser um conteúdo obrigatório em todos os cursos de saúde. Por esta razão, o objetivo deste estudo foi avaliar se e como vídeos estão sendo utilizados como ferramentas de ensino complementares por cursos de saúde das universidades do Nordeste Brasileiro. Para realizar esta pesquisa foi utilizada a lista oficial de sites, obtidas no site do emec. Assim, cada um dos sites dos cursos de saúde foi avaliado a fim de observar a oferta de vídeo como conteúdo complementar de instrução. Com os dados obtidos, foi possível observar que a maioria dos cursos não usa vídeos para oferecer conteúdos complementares de instrução. Além disso, também foi verificado que apenas alguns cursos fazem uso de outro tipo de plataforma online, como o YouTube, para sugerir ou postar conteúdo de vídeo. Dentro dos limites deste estudo foi possível concluir que os vídeos ainda permanecem pouco utilizados como ferramentas de ensino complementares em cursos de saúde do Nordeste brasileiro, apesar de sua relação com a melhoria da aprendizagem. Com base nestas observações, foi possível inferir que a falta de conteúdo produzido pela universidade pode aumentar a chance de que os usuários acessem conteúdo instrucional não confiável.