USO DE rEA no LETRAMENTO INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Rea, Apoio à formação, Letramento informacional, Biblioteca escolar, Educação profissionalResumo
Este trabalho apresenta uma análise acerca do uso de Recursos Educacionais Abertos (Rea) por bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Região Centro-Oeste (RFEPCT-CO), na promoção do letramento informacional. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e de campo. Participaram do estudo 12 bibliotecárias(os), respondendo ao questionário disponibilizado no correio eletrônico. Evidenciou-se pela pesquisa que 66,7% bibliotecas da Rede disponibilizam Rea produzidos por outras instituições. Nesse universo, o uso de Rea, na promoção de educação para a informação a discentes, fica acondicionado a tutoriais, a base de dados e a portal de periódicos. A maioria das(os) participantes consideram os Rea uma estratégia para a formação discentes, ainda que, as bibliotecas analisadas não disponham suficientemente de uma tecnologia digital apropriada.