USO DE rEA no LETRAMENTO INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza UFG - Universidade Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

Rea, Apoio à formação, Letramento informacional, Biblioteca escolar, Educação profissional

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise acerca do uso de Recursos Educacionais Abertos (Rea) por bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Região Centro-Oeste (RFEPCT-CO), na promoção do letramento informacional. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e de campo. Participaram do estudo 12 bibliotecárias(os), respondendo ao questionário disponibilizado no correio eletrônico. Evidenciou-se pela pesquisa que 66,7% bibliotecas da Rede disponibilizam Rea produzidos por outras instituições. Nesse universo, o uso de Rea, na promoção de educação para a informação a discentes, fica acondicionado a tutoriais, a base de dados e a portal de periódicos. A maioria das(os) participantes consideram os Rea uma estratégia para a formação discentes, ainda que, as bibliotecas analisadas não disponham suficientemente de uma tecnologia digital apropriada.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SOUZA, Maria Aparecida Rodrigues de. USO DE rEA no LETRAMENTO INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1740.. Acesso em: 7 dez. 2024.