AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS TUTORES PRESENCIAS DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Palavras-chave:
Educação a Distância, Tutoria presencial, Prática pedagógica, Aprendizagem, Educação ProfissionalResumo
O presente artigo tem por objetivo divulgar os resultados da pesquisa realizada durante o Curso de Especialização Gestão e Docência em EAD, na Universidade Federal de Santa Catarina. Buscou-se caracterizar as aprendizagens a partir da própria prática pedagógica de tutores presenciais do curso de Segurança do Trabalho da Rede e-Tec do Instituto Federal do Piauí. Os objetivos específicos são: definir o perfil dos tutores presenciais do referido curso; analisar as concepções de Educação a Distância presentes no curso; e identificar a prática pedagógica como fomentadora de aprendizagens da tutoria presencial. O referencial teórico apresenta discussões sobre Educação a Distância, sobre práticas pedagógicas na modalidade a distância e a tutoria presencial, e sobre aprendizagem para a atuação profissional. Na perspectiva qualitativa, esta pesquisa descritiva baseou-se nas narrativas escritas, coletadas em memoriais dos sete tutores presenciais do curso, questionário fechado que definiu o perfil dos tutores presenciais; e, para as interpretações das narrativas, usou-se a análise temática que fez emergir dos tutores suas ligações e percepções sobre o tema e, ao comparar as narrativas descobrir aproximações e distanciamento das falas nas diversas narrativas escritas. Nessa análise, emergiram três eixos nos quais se constatou a importância da Educação a Distância como um processo social de resposta às demandas geradas pela própria sociedade. Algumas práticas pedagógicas se realizaram na perspectiva da racionalidade técnica, mas preponderou a racionalidade prática; evidenciando-se que as aprendizagens desses tutores presenciais sobre a sua função são construídas a partir do contato com os pares, com os alunos, com a coordenação, com as situações inusitadas,tendo como tecido principal a própria prática pedagógica.