OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE FACE À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Tecnologias computacionais, Docência Universitária, Formação de professoresResumo
Este texto instiga o leitor a refletir sobre a relação entre a formação dos professores e os desafios e perspectivas da utilização das Tecnologias Computacionais na prática docente. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se analisar estas interfaces no sentido de alertar para a importância das universidades estarem preparadas para prover aos professores condições para que os mesmos desenvolvam a sua prática docente com a competência necessária, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mediado pela tecnologia. Considerando as demandas atuais da docência universitária torna-se pertinente que a complexidade do trabalho docente inclua a discussão das novas tecnologias computacionais que exigem um olhar criterioso em relação aos seus desafios e possibilidades. Tradicionalmente, o ensino universitário tem sido baseado em aulas expositivas e parece ser necessário reconhecer que outros espaços podem ser significativos para o êxito do processo de ensino e aprendizagem. Os artefatos eletrônicos conectados à internet podem contribuir para este processo, desde que adequadamente aproveitados. Ferramentas como vídeo/web-conferências, chats, e-mail e ambiente virtual de aprendizagem, têm sido utilizados em instituições de ensino superior, tanto em cursos presenciais como em cursos a distância e os alunos, que por vezes são professores em formação, merecem utilizar, conhecer e avaliar a potencialidade destes recursos.