OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE FACE À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Sarah Mendonça de Araújo UFU - Universidade Federal de Uberlândia Autor
  • Maria Teresa Menezes Freitas UFU - Universidade Federal de Uberlândia Autor

Palavras-chave:

Tecnologias computacionais, Docência Universitária, Formação de professores

Resumo

Este texto instiga o leitor a refletir sobre a relação entre a formação dos professores e os desafios e perspectivas da utilização das Tecnologias Computacionais na prática docente. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se analisar estas interfaces no sentido de alertar para a importância das universidades estarem preparadas para prover aos professores condições para que os mesmos desenvolvam a sua prática docente com a competência necessária, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mediado pela tecnologia. Considerando as demandas atuais da docência universitária torna-se pertinente que a complexidade do trabalho docente inclua a discussão das novas tecnologias computacionais que exigem um olhar criterioso em relação aos seus desafios e possibilidades. Tradicionalmente, o ensino universitário tem sido baseado em aulas expositivas e parece ser necessário reconhecer que outros espaços podem ser significativos para o êxito do processo de ensino e aprendizagem. Os artefatos eletrônicos conectados à internet podem contribuir para este processo, desde que adequadamente aproveitados. Ferramentas como vídeo/web-conferências, chats, e-mail e ambiente virtual de aprendizagem, têm sido utilizados em instituições de ensino superior, tanto em cursos presenciais como em cursos a distância e os alunos,  que por vezes são professores em formação, merecem utilizar, conhecer e avaliar a potencialidade destes recursos.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ARAÚJO, Sarah Mendonça de; FREITAS, Maria Teresa Menezes. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE FACE À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1735.. Acesso em: 8 dez. 2024.