A PROPOSTA METODOLÓGICA BLENDED LEARNING: NOVOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Fabiane da Silva Montoli UFSM Autor
  • Frankiele Oesterreich ULBRA Autor

Palavras-chave:

BLENDED LEARNING, APRENDIZAGEM

Resumo

Diante dos avanços tecnológicos tão presentes na atualidade, os quais englobam também a educação, é preciso repensar as formas de ensinar e aprender, e os recursos que são utilizados para tal função. Dentre as modalidades de ensino, a educação a distância vem ganhando espaço no cenário nacional, no qual está ampliando significativamente os cursos superiores, incluindo cursos formadores de professores, desde presenciais, a distância e também os que misturam essas duas modalidades de ensino, buscando um equilíbrio entre o ensino presencial com o ensino a distância, e é este último caso que o presente estudo tematiza.

O ensino presencial junto com a educação a distância pode ser considerado uma educação combinada, que também é conhecida como blended learning, assim tratado pelos autores Pimenta (2003), Mateus Felipe e Orvalho (2004), Tori (2009) Rodrigues (2010), entre outros.

Com o intuito de investigar essa metodologia de trabalho, o presente estudo visa analisar, através de uma revisão bibliográfica de que forma o blended learning pode oportunizar a interação entre alunos, buscando identificar quais as vantagens e/ou desvantagens, além de possibilidades e fragilidades desse método de trabalho.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MONTOLI, Fabiane da Silva; OESTERREICH, Frankiele. A PROPOSTA METODOLÓGICA BLENDED LEARNING: NOVOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1733.. Acesso em: 8 dez. 2024.