USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
blog, ensino, aprendizagemResumo
O presente artigo discorre sobre o uso do blog como ferramenta pedagógica em um curso semipresencial de pedagogia de uma universidade particular do Oeste do Estado de São Paulo. A fim de contextualizar a prática e compreender o cenário nacional em relação ao uso do blog em práticas educacionais, foi feito uma pesquisa na base dedados Scielo utilizando tanto a combinação dos critérios “blog” + “educação” quanto os critérios “blog” + “ensino”, que resultou em dez artigos, dos quais apenas seis se encaixavam na temática desta pesquisa. Os resultados da pesquisa na base de dados apontaram que apesar dos blogs estarem presentes em muitas instituições de ensino,tanto em uso pelos professores, quanto pelos alunos como agentes ativos, autores e produtores de conteúdo, são poucos os trabalhos encontrados que relatam o uso de blogs em contextos educacionais e apenas um que declara ter questionado os alunos, afim de verificar qual era a opinião dos mesmos sobre tais práticas. Também foi feito um estudo, de cunho qualitativo, com estudantes de um curso de licenciatura em pedagogia,o qual obteve parecer positivo quanto ao uso do blog como ferramenta pedagógica.Nesse sentido, o objetivo deste estudo é fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias aliadas ao ensino, tendo em vista os benefícios que podem ser alcançados, tais como:incentivo à criatividade, à troca colaborativa entre pares e, ao pensamento crítico-reflexivo.