O USO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO SUPORTE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Maria Aparecida Rondís Nunes de Abreu Escola Municipal Prof. Licurgo de Oliveira Bastos - Campo Grande-MS Autor
  • Erlinda Martins Batista UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Moodle, Mediação, Formação continuada

Resumo

Este trabalho objetivou investigar o uso da plataforma Moodle como instrumento facilitador da coordenação pedagógica de uma Escola Municipal de Campo Grande – MS, a partir das dificuldades vivenciadas pelos professores em suas práticas escolares. Na metodologia utilizou-se questionários semiabertos em uma abordagem qualitativa, os quais foram respondidos por 42 professores de um total de 80, das 1ª e 2ª etapas da Educação Básica. Objetivou-se averiguar a mediação pedagógica entre os professores que desenvolveram atividades no Moodle. O uso desse ambiente teve o sentido de contribuir na formação continuada dos professores e do coordenador, mostrando as possibilidades dessa ferramenta para a educação. Os resultados apresentaram as dificuldades encontradas pelo coordenador pedagógico no exercício de sua função no contexto escolar. As análises dos resultados fundamentaram-se em teóricos como: Belloni, Santos, entre outros e mostraram que a interação foi satisfatória para 81% dos professores, após a implantação do Moodle na escola municipal investigada. Concluiu-se que o Moodle é uma ferramenta relevante no âmbito escolar e auxilia o coordenador pedagógico em seu papel de atuação como articulador das práticas pedagógicas.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ABREU, Maria Aparecida Rondís Nunes de; BATISTA, Erlinda Martins. O USO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO SUPORTE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1730.. Acesso em: 8 dez. 2024.