ASPECTOS DIDÁTICOS PARA INICIAÇÃO DE LICENCIANDOS NO ENSINO À DISTÂNCIA
Palavras-chave:
ensino, treinamento, licenciatura, educação a distânciaResumo
O crescimento de metodologias de ensino com a utilização de recursos tecnológicos se concretizou devido ao surgimento do Ensino a distância, sendo empregado desde a educação básica, ao ensino superior e profissionalizante, por inúmeras instituições. O objetivo deste trabalho é a apresentação de um relato de experiência do treino e capacitação de alunos do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Federal Fluminense. Quanto à metodologia empregada, houve em primeiro lugar a apresentação teórica do desenvolvimento e crescimento de tal prática educacional, e em seguida, a elaboração e aplicação de atividades práticas e dinâmicas, na produção de materiais úteis ao ensino à distância, e em métodos de aplicação dos mesmos. Tal experiência proporcionou a eficiência no uso, e estimulou a aplicação de mídias digitais ao processo didático e pedagógico dos licenciandos, capacitando-os ao Ensino a Distância. A produção de considerável material digital e impresso, de suporte e apoio, proporcionou uma iniciação aos futuros licenciandos. Conclui-se que a capacitação de profissionais educadores na modalidade educacional à distância, empregada em cursos de licenciatura de instituições de ensino superior, aperfeiçoa as práticas didáticas ensinadas, impulsionando a produção de profissionais adaptáveis às novas tendências educacionais emergentes, incentivando a análise, geração de materiais, formas diversificadas de avaliação e inclusão de recursos audiovisuais, legendas, etc. Como contribuição se identifica a melhoria no desenvolvimento e na qualidade dos materiais e dos futuros profissionais, conduzidos para atuação no ensino a distância.