POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Pedro Bruno Silva Lemos Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Ana Célia Lopes Cavalcante Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Antonio Leonardo Moreira de Aquino Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Bárbara Eleodora Santiago Gomes Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Júlio César Lopes de Oliveira Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Lisimére Cordeiro do Vale Xavier UFC - Universidade Federal do Ceará Autor
  • Maria Jucilene Freire Lopes Marinho SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Maria Ravelly Cordeiro Xavier Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Renata Primo de Sousa Paz Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Antônio Roberto Xavier Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Tecnologias

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar as políticas públicas como ações e programas proporcionados pelo Estado visando atender as demandas relacionadas com a educação e o domínio das tecnologias com qualidade, universalidade e gratuidade. Em seguida, discorre-se sobre a função e o papel do poder público como responsável e construtor de espaços visando à participação direta, indireta e representativa, nos quais a sociedade civil possa atuar efetivamente na definição, gestão, execução, fiscalização e acompanhamento de políticas públicas educacionais e de suas tecnologias. Demonstra-se que o fomento às políticas públicas de educação e o domínio suficiente das tecnologias em geral e digitais deve ser direcionado aos agentes educacionais com a meta de formá-los e capacitá-los dentro de uma dinâmica multiplicadora constante e atualizada. Para tanto, as ações de educação e inclusão digitais nos estabelecimentos de ensino devem ser proporcionadas com maior amplitude e efetividade. É racional esclarecer que esta escrita é de cunho qualitativo e teórico com método indutivo e de análise bibliográfica. Por fim, apresenta-se como resultados parciais que o sucesso das políticas públicas de educação e inclusão digitais nas escolas está condicionado ao engajamento não só dos professores, mas de toda comunidade escolar e, principalmente, do envolvimento geral dos agentes educacionais.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

LEMOS, Pedro Bruno Silva et al. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1727.. Acesso em: 7 dez. 2024.