POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, TecnologiasResumo
Este trabalho tem como objetivo abordar as políticas públicas como ações e programas proporcionados pelo Estado visando atender as demandas relacionadas com a educação e o domínio das tecnologias com qualidade, universalidade e gratuidade. Em seguida, discorre-se sobre a função e o papel do poder público como responsável e construtor de espaços visando à participação direta, indireta e representativa, nos quais a sociedade civil possa atuar efetivamente na definição, gestão, execução, fiscalização e acompanhamento de políticas públicas educacionais e de suas tecnologias. Demonstra-se que o fomento às políticas públicas de educação e o domínio suficiente das tecnologias em geral e digitais deve ser direcionado aos agentes educacionais com a meta de formá-los e capacitá-los dentro de uma dinâmica multiplicadora constante e atualizada. Para tanto, as ações de educação e inclusão digitais nos estabelecimentos de ensino devem ser proporcionadas com maior amplitude e efetividade. É racional esclarecer que esta escrita é de cunho qualitativo e teórico com método indutivo e de análise bibliográfica. Por fim, apresenta-se como resultados parciais que o sucesso das políticas públicas de educação e inclusão digitais nas escolas está condicionado ao engajamento não só dos professores, mas de toda comunidade escolar e, principalmente, do envolvimento geral dos agentes educacionais.