A Educação a Distância e a função do Designer Instrucional

Autores

  • Marcelo Haack de Marcos UNESP – Araraquara Autor

Palavras-chave:

Designer instrucional, educação a distância, didática

Resumo

Com o intuito de definir as atribuições do designer instrucional realiza-se aqui uma pesquisa pautada na literatura mais recente sobre o assunto, isto é, com o objetivo de delimitar o campo de atuação do DI temos como metodologia do presente trabalho a análise bibliográfica. Para tanto a discussão sobre os prós e contras da educação a distância (EaD) em relação a educação presencial (EP), a questão da evasão nos cursos a distância e semipresenciais, o projeto de DI e sobre os recursos e ferramentas do designer instrucional faz-se necessária. Neste contexto também são levantadas questões referentes a legislação e as práticas curriculares e extracurriculares envolvendo tanto a EaD quanto a EP. A afetividade, os estilos de aprendizagem e os tipos de avaliação são características do processo de ensino que também fazem parte do presente trabalho. Pelas leituras e análise fica claro o papel determinante do DI e a necessidade deste profissional realizar um trabalho coletivo e colaborativo com os demais atores da EaD, a saber: professor, professor conteudista ,web designer, tutores virtuais e presenciais.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MARCOS, Marcelo Haack. A Educação a Distância e a função do Designer Instrucional. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1725.. Acesso em: 8 dez. 2024.