EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO, EXPANSÃO E PECULIARIDADES
Palavras-chave:
Educação a Distância, Tecnologias da Informação, Ambientes VirtuaisResumo
A escrita deste texto tem como finalidade precípua apontar os diferentes modos de Educação a Distância (EaD) ocorridos em distintos contextos temporais e destinada com foco às demandas peculiares. Inicialmente, discorre-se sobre o conceito e demais definições sobre Educação a Distância, seus fundamentos teórico-metodológicos, caracterizações e abordagens diversas. Em seguida, procurou-se demonstrar as principais mudanças e transformações ocorridas ao longo da evolução conceitual e contextual relativo aos procedimentos didático-pedagógicos vinculados à teoria, bem como aos avanços técnicos vinculados aos procedimentos metodológicos da modalidade de Educação a Distância. Como resultados parciais, constata-se nesta escrita, que o sucesso das políticas educacionais está condicionado ao engajamento não só dos professores, mas da gestão e de toda comunidade escolar, sobretudo no que diz respeito ao provimento das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICS), bem como no tocante a qualificação e capacitação constantes visando o uso e domínio corretos das ferramentas tecnológicas disponíveis e dos processos metodológicos e didático-pedagógicos a serem empregados peculiarmente na Educação a Distância.