EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO, EXPANSÃO E PECULIARIDADES

Autores

  • Pedro Bruno Silva Lemos Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Ana Célia Lopes Cavalcante Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Antonio Leonardo Moreira de Aquino Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Bárbara Eleodora Santiago Gomes Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Júlio César Lopes de Oliveira Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Lisimére Cordeiro do Vale Xavier UFC - Universidade Federal do Ceará Autor
  • Maria Jucilene Freire Lopes Marinho SEDUC - Secretaria Estadual de Educação Autor
  • Maria Ravelly Cordeiro Xavier Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Renata Primo de Sousa Paz Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor
  • Antônio Roberto Xavier Unilab –Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias da Informação, Ambientes Virtuais

Resumo

A escrita deste texto tem como finalidade precípua apontar os diferentes modos de Educação a Distância (EaD) ocorridos em distintos contextos temporais e destinada com foco às demandas peculiares. Inicialmente, discorre-se sobre o conceito e demais definições sobre Educação a Distância, seus fundamentos teórico-metodológicos, caracterizações e abordagens diversas. Em seguida, procurou-se demonstrar as principais mudanças e transformações ocorridas ao longo da evolução conceitual e contextual relativo aos procedimentos didático-pedagógicos vinculados à teoria, bem como aos avanços técnicos vinculados aos procedimentos metodológicos da modalidade de Educação a Distância. Como resultados parciais, constata-se nesta escrita, que o sucesso das políticas educacionais está condicionado ao engajamento não só dos professores, mas da gestão e de toda comunidade escolar, sobretudo no que diz respeito ao provimento das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICS), bem como no tocante a qualificação e capacitação constantes visando o uso e domínio corretos das ferramentas tecnológicas disponíveis e dos processos metodológicos e didático-pedagógicos a serem empregados peculiarmente na Educação a Distância.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

LEMOS, Pedro Bruno Silva et al. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO, EXPANSÃO E PECULIARIDADES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1724.. Acesso em: 8 dez. 2024.