Contribuições do construtivismo nas práticas de EAD

Autores

  • Deise Bento de Oliveira Guimarães UFF - Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

interação, conhecimento, educação a distância

Resumo

Este artigo propõe uma análise das práticas de interação virtual nos ambientes virtuais de aprendizagens que ocorrem na educação a distância. Fará também uma análise da Teoria Construtivista presente nesta modalidade de educação e como os alunos conseguem obter êxito ao utilizar as plataformas para estudar, interagir e conectar-se com os colegas. O estudo também pretende mostrar que com o avanço da tecnologia, consequentemente mais pessoas estão conectadas a internet em qualquer lugar, principalmente através de equipamentos móveis, como tablets e celulares, fato este que facilita não somente o acesso a informação, mas também o estreitamento das relações que ora na EAD parecia distante. Através de pesquisas bibliográficas, constatou-se que apesar de ainda hoje haver certa evasão dos cursos em EAD, pode-se afirmar que a maioria dos estudantes conseguem concluir seus cursos e que o fator desmotivante não é a questão da interação ou participação e acompanhamento das atividades nas plataformas e sim de cunho pessoal. Outro fator surpreendente também está no fato da má administração do tempo do aluno, pois ainda há o mito de que estudar na modalidade a distância é “tarefa fácil”. Por este motivo então, muitos alunos se perdem, não conseguem se organizar em seus estudos, fato que gera a evasão. Este trabalho fará também uma análise do panorama de crescimento da EAD no Brasil, seus impactos e como os alunos constroem e reconstroem o conhecimento através dos recursos tecnológicos existentes. Visando então, comprovar que sendo o construtivismo a base para as práticas de interação virtual, resta aos alunos encontrar maneiras de conseguir fazer um planejamento da sua dedicação e organização pessoal a fim de atingir seu objetivo.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GUIMARÃES, Deise Bento de Oliveira. Contribuições do construtivismo nas práticas de EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1723.. Acesso em: 7 dez. 2024.