NARRATIVA DIGITAL: ASPECTOS BIOLÓGICOS E FUNÇÃO TERAPÊUTICA DAS CORES DAS FLORES

Autores

  • Ana Célia Brandão de Farias Said Instituto Federal do Amazonas Autor
  • Ana Patrícia Lima Sampaio Secretaria de Educação do Amazonas Autor
  • Marilda Mendes Loureiro Pinto Instituto Federal do Amazonas Autor

Palavras-chave:

imagem, instrumento, informação

Resumo

Neste trabalho refletimos sobre a teoria e a prática no uso da imagem no processo ensino e aprendizagem como instrumento de comunicação que podem resultar em diferentes leituras, pois entendemos que a escola é um espaço dinâmico de ressignificação do conhecimento através de imagens em diversas formas. Quanto às funções da Imagem utilizamos a função Explicativa que permitiu a clarificação da informação dos sentidos e conteúdos presentes na ilustração. O objetivo dessa pesquisa foi trabalhar as imagens das flores, dando ênfase em sua fisiologia e noções de cromoterapia baseada nas cores de suas pétalas, buscou-se pensar o uso da imagem como mediação e interação entre esses conhecimentos e a melhor forma de aprendê-lo aos alunos. Por fim, pretendeu-se indicar como, a partir de pressupostos teóricos, didáticos e práticos, construir metodologias mais eficientes para o trabalho com imagens em sala de aulas, e sua forma de contribuir com a disciplina Imagem na Educação e seu processo de comunicação e interação no ensino.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SAID, Ana Célia Brandão de Farias; SAMPAIO, Ana Patrícia Lima; PINTO, Marilda Mendes Loureiro. NARRATIVA DIGITAL: ASPECTOS BIOLÓGICOS E FUNÇÃO TERAPÊUTICA DAS CORES DAS FLORES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1722.. Acesso em: 9 dez. 2024.