PRÁXIS DE FÍSICA EM CURSOS DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA (EAD)

Autores

  • Cristiano Tavares Malheiro UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Autor
  • Roseli Künzel UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Autor
  • Marilena Aparecida de Souza Rosalen UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Autor

Palavras-chave:

EaD, Tutor Presencial, Práxis de Física

Resumo

Este trabalho teve como propósito avaliar as atividades experimentais presenciais de Física desenvolvidas com a mediação de um tutor presencial, em Cursos de Engenharia na modalidade de Ensino a distância (EaD) como auxílio à aprendizagem dos conceitos trabalhados nas aulas teóricas. Com esta finalidade, foi aplicado um questionário aos alunos de dois cursos (Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental) de uma universidade privada que tiveram aulas com a presença do tutor no desenvolvimento das atividades experimentais no próprio polo/universidade. A partir das análises realizadas por meio de questionário, foi possível verificar que tanto o tutor presencial quanto o uso de atividade praticas foram peças fundamentais para o ensino e a aprendizagem por parte dos estudantes dos cursos de engenharia, evidenciando alguns conceitos pedagógicos como a aprendizagem significativa de Ausubel, teoria de Vygotsky e outros pensadores.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MALHEIRO, Cristiano Tavares; KÜNZEL, Roseli; ROSALEN, Marilena Aparecida de Souza. PRÁXIS DE FÍSICA EM CURSOS DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA (EAD). Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1719.. Acesso em: 9 dez. 2024.