O USO DO GOOGLE.DOC O WHATSAPP E O FLUBAROO COMO FERRAMENTAS TECNOLOGICAS EDUCACIONAIS ON-LINE

Autores

  • Celso Tavares Universidade Estadual de Londrina Autor
  • Marcelo Alves de Carvalho Universidade Estadual de Londrina Autor

Palavras-chave:

TIC, Desconstrução, Ensino de Física, Otimização

Resumo

O trabalho apresenta um proposta para avaliar o nível de abstração, de conceitos no ensino de física, assim como uma possível desconstrução de conceitos equivocados em uma turma de alunos de uma escola estadual de Cascavel-Pr. Utilizando-se das ferramentas Google.doc, Flubaroo e o WhatsApp, com objetivo de auxiliar e otimizar o trabalho do professor na questão da análise dos dados relativos ao desempenho
coletivo e individual, assim como uma tentativa de identificar conceitos que necessitam de uma revisão, o gráfico é gerado automaticamente após o envio de cada relatório e projetado na tela em tempo real, com o uso de uma celular, propondo o debate e uma possível desconstrução e/ou fixação desses conceitos. Os dados alimentam uma
planilha, à qual foi submetida ao programa flubaroo, que faz uma análise dos dados, e apresenta de modo prático e automatizado as respostas recebidas. Assim foram aplicados em dois momentos o mesmo formulário, com uma diferença de 28 dias, sendo que em segundo momento, após o intervalo de tempo citado o mesmo formulário foi aplicado sem informa-los deste procedimento, buscando uma maneira de avaliar o trabalho de desconstrução, e de uma possível aprendizagem significativa. Foi utilizado, para isso, um aparelho celular com acesso à internet, uma Apple TV, e um projetor multimídia, para realização do trabalho em sala, também um computador usado para a
correção individual e coletiva por questões, através do aplicativo flobaroo. 

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

TAVARES, Celso Tavares; CARVALHO, Marcelo Alves. O USO DO GOOGLE.DOC O WHATSAPP E O FLUBAROO COMO FERRAMENTAS TECNOLOGICAS EDUCACIONAIS ON-LINE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1718.. Acesso em: 8 dez. 2024.