OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTAS DE APOIO NO CURSO DE PEDAGOGIA - VERSÃO EAD DA UFRPE

Autores

  • Juliana da Silva Valença UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Autor
  • Zélia Maria Soares Jófili UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Autor
  • Marcos Alexandre de Melo Barros UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Educação à distância, Ferramentas pedagógicas, moodle, tecnologia

Resumo

Os recursos digitais, utilizados para apoiar o aprendizado e contribuir para a apropriação efetiva do conhecimento, estão presentes tanto na modalidade à distância quanto na presencial. O presente trabalho é resultado de pesquisa sobre recursos digitais educacionais na educação à distância. Inicialmente foram apresentados os recursos mais conhecidos e descritas suas características e potenciais de aplicação. Em seguida, foram levantados junto a docentes e discentes do curso de pedagogia da UFRPE - versão EAD, os recursos digitais mais utilizados, as razões das preferências e possíveis dificuldades na sua utilização. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou pesquisa documental e de campo. Participaram da coleta de dados quatro (4) professores executores e vinte (20) estudantes que responderam questionários e foram entrevistados. Os dados analisados indicam que os recursos mais utilizados na plataforma são: fóruns, chat, wiki (escrita colaborativa), ebooks e vídeos. A pouca diversidade parece decorrer de falta de familiaridade dos professores com os demais recursos, o que aponta para a necessidade de formações mais efetivas.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

VALENÇA, Juliana da Silva; JÓFILI, Zélia Maria Soares; BARROS, Marcos Alexandre de Melo. OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTAS DE APOIO NO CURSO DE PEDAGOGIA - VERSÃO EAD DA UFRPE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1717.. Acesso em: 8 dez. 2024.