Blog educacional: uma explosão das mídias na sociedade da informação e seu impacto na aprendizagem

Autores

  • Marcos Antônio Rossi UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora Autor

Palavras-chave:

Mídias, Web, Blog Educacional, Práticas Pedagógicas

Resumo

A presente pesquisa expõe uma proposta de utilização do blog enquanto ferramenta pedagógica da web, com o objetivo de discutir a importância das mídias enquanto fonte de melhoria no processo de ensino aprendizagem. Representa uma tentativa de mudança nos paradigmas educacionais tradicionais. A pesquisa apresenta também um debate que alia o uso da tecnologia com a crítica educacional presente na música “Estudo Errado” de Gabriel “O Pensador”, que questiona os métodos de ensino ultrapassados e que ainda são utilizados em algumas escolas. A partir da revisão da literatura discute as mudanças das práticas pedagógicas e reconhece a tecnologia dos blogs como recurso para a melhoria na aprendizagem. Adotou-se como método a aplicação de testes aos professores e trabalho prático com os alunos, como forma de mensurar os dois universos. A partir desses estudos constatou-se que os blogs ainda são a maneira mais fácil, rápida e gratuita para que o professor possa se aproximar do mundo virtual de que os alunos tanto gostam. A essa união deve-se atribuir a responsabilidade de despertar, tanto no professor quanto no aluno, o interesse pelos blogs educacionais que representam uma explosão das mídias na sociedade da informação.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ROSSI, Marcos Antônio. Blog educacional: uma explosão das mídias na sociedade da informação e seu impacto na aprendizagem. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1715.. Acesso em: 8 dez. 2024.