O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS
Palavras-chave:
Atividades lúdicas, Games, Jogos educacionais, Jogos digitaisResumo
Este artigo busca fazer uma discussão sobre a contribuição de jogos educacionais na educação como uma oportunidade de reforço e de aprendizado sobre algum contexto educacional. Assim, o uso dos jogos educacionais na escola é uma ação pedagógica que tem como finalidade a utilização de recursos tecnológicos como alternativa educacional com a intenção de produzir uma aula lúdica. Considerando que há uma variedade de softwares que podem ser classificados nesta categoria, no primeiro momento há a necessidade de classificar estes programas para posteriormente selecionar as melhores experiências. Variados tipos de jogos eletrônicos podem ser observados, tais como: jogos de simulação, RPGs eletrônicos, jogos de raciocínio, jogos de aventura, jogos de xadrez e dama online, jogos de estratégia entre outros. O trabalho de revisão bibliográfica está em andamento e tem a finalidade de fazer uma pesquisa em trabalhos publicados que apresentam experiências com jogos educacionais nas mais variadas situações escolares. Assim, este artigo apresenta uma amostragem dos trabalhos que estão sendo avaliados no projeto em andamento. Apresenta alguns jogos analisados e expostos pelos autores do texto, tais como “McDonald’s Video Game”, “String Chaos”, “Betsy goes to preeschol” e “The Sims 2”. Estes jogos apresentam situações que exigem do jogador a análise da situação atual e ações para o êxito da empreitada. A partir destas narrativas é possível observar as oportunidades e dificuldades encontradas e sinalizar aos leitores algumas sugestões. Traz uma contribuição inicial sobre o assunto com os primeiros artigos pesquisados e algumas considerações sobre as observações já realizadas.