A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Palavras-chave:
EaD no BrasilResumo
O artigo busca refletir sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil. Tem como objetivo apresentar a EaD brasileira, buscando descobrir as metodologias propulsoras da sua evolução. Para tanto, utilizou-se as seguintes metodologias: o método crítico-dialético como o seu eixo epistemológico de investigação, historicizando tal temática nos campos cívico, moral, econômico, tecnológico, científico e político da vida humana; o método hipotético-dedutivo como o seu eixo lógico de investigação, partindo da hipótese de que a reprodutividade da combinação das diversas tecnologias de informação e de comunicação no processo ensino-aprendizagem foi o elemento propulsor do desenvolvimento e da expansão da EaD brasileira; e, como eixo técnico de investigação, foi utilizada a base procedimental observacional não participante, realizando-se um levantamento bibliográfico e documental, com base em pesquisadores renomados do tema como Moore e Kearsley (2007), Maia e Mattar (2007), e Niskier (2000), dentre outros, e dispositivos legais aplicáveis. Conclui que a hipótese de pesquisa proposta é verdadeira, ou seja, foi a reprodutividade da combinação de diferentes recursos tecnológicos, como, por exemplo, aulas por materiais impressos, fitas de áudio e vídeo, aulas por telefones, etc., permitiu o desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos mais versáteis e práticos para o processo ensino-aprendizagem, culminando no advento de sistemas globais de aprendizagem tais como o Projeto AIM e as Universidades Abertas (UA), o que representou grande avanço para a história da EaD mundial. No Brasil, especificamente, foi a reprodutividade de tal metodologia que propiciou o desenvolvimento de tecnologias e programas educacionais EaD tais como a TV Escola, o telecurso 2000, o Projeto Saci, o Projeto Minerva, dentre várias outras.Downloads
Publicado
2024-04-29
Edição
Seção
SIED:EnPED:2016 - Artigos
Como Citar
GIFTED, Álaze Gabriel. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1711.. Acesso em: 8 dez. 2024.