DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE: A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA ESCOLA JUDICIAL DO TRIBUNAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO
Palavras-chave:
Formação Profissional, Educação Emancipatória, Novas Tecnologias EducacionaisResumo
O presente artigo busca descrever o processo de concepção, construção, desenvolvimento e avaliação do projeto de curso de formação pedagógica de professores-educadores de uma instituição do poder judiciário trabalhista brasileiro. Os fundamentos teóricos acerca da educação emancipatória, crítica e humanizadora, e o papel do educador em contexto de transformações sociais e das novas Tecnologias da Informação (TI), pautaram a concepção do projeto, garantindo a construção de competências que inter-relacionassem as dimensões política, técnica, ética e estética da ação docente, com prática pedagógica articulada a práxis laboral. O pressuposto de que a educação formal pode manter uma relação simbiótica com a Educação a Distância (EAD) com o intuito de garantir ambientes colaborativos de aprendizagem, capazes de integrar competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, que norteou os processos metodológicos. A ação foi desenvolvida em seis módulos, com total de 130 horas privilegiando vivências práticas dos conteúdos, adotando o processo de ação-reflexão-ação, estimulando os discentes a um contato direto com estratégias de ensino. O curso formou 26 professores, proporcionando possibilidades na articulação entre educação e tecnologias na formação e atuação de educadores/profissionais, bem como na construção de aprendizagens que aliem docência e desenvolvimento profissional em processos humanizadores e emancipatórios que norteiam o projeto.