EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS RUPTURAS PARADIGMÁTICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • José Antônio Lucas Guimarães UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie Autor

Palavras-chave:

Educação, Paradigmas, Tecnologia

Resumo

As mudanças que a sociedade passou nas últimas décadas produziram a necessidade de pensar o sentido das coisas a partir da inserção das novas tecnologias. A pesquisa tem como objetivo analisar os fundamentos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, descrever as tendências e paradigmas da Educação brasileira além de identificar as rupturas e inovações que a EaD proporciona à educação presencial. Ela analisa como o paradigma da tecnologia da informação se impõe sobre a sociedade e como isso conduz a educação a buscar novos paradigmas para uma nova realidade educacional. Através de pesquisa bibliográfica, tendo por referencial teórico Thomas Kuhn (1998), Boaventura de Souza Santos (1995; 2002), Manuel Castells (2001) e Maria Cândida Moraes (1996), percebe-se que a EaD, pela sua própria natureza, é ruptura e inovação em construção. Ela é forjada através da “ação emergente” numa condição de “virtualidade da realidade”, mediada por tecnologias e “agentes educacionais da fronteira”, e postura “eco-histórico-crítico”. Nisso, ocorre a instalação do ciclo de inovação paradigmática. Sendo uma realidade em construção, o esforço é para que ela consolide no Brasil a democratização da Educação, o aprofundamento dos avanços nas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e ensino/aprendizagem como espaço de compartilhamento de saberes e construção do indivíduo como sujeito solidário, autônomo e habilitado à interatividade.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GUIMARÃES, José Antônio Lucas. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS RUPTURAS PARADIGMÁTICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1707.. Acesso em: 9 dez. 2024.