A FORMAÇAO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA

Autores

  • Fernando Rodrigues de Castro UNB - Universidade de Brasília Autor
  • Maria Lídia Bueno Fernandes UNB - Universidade de Brasília Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Cibercultura, Formação Docente, Emancipação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre as possibilidades de uso da tecnologia e da educação a distância na formação de professores. O texto resulta de reflexões desenvolvidas em pesquisa realizada no mestrado acadêmico e dentre outros aspectos prioriza o entendimento do uso da tecnologia educacional, na modalidade a distância, numa perspectiva emancipadora de formação de professores. Aspectos do processo de globalização e suas contradições são discutidos e relacionados quanto ao uso da tecnologia na educação. São desenvolvidas reflexões e aproximações entre o conceito de Cibercultura de Pierre Levy e sua contextualização com a formação docente por meio da EaD, numa perspectiva transformadora da realidade, com objetivos emancipadores do sujeito professor formado nesta modalidade de ensino, dialogando com a proposta de sociedade conectada em rede. Os primeiros resultados de pesquisa sugerem que o contato promovido por meio da tecnologia na oferta de formação docente em EaD é responsável por levar aspectos desta perspectiva teórica para a realidade atendida. A discussão toma forma e convida os participantes a discutirem sobre onde podemos chegar com esta modalidade de formação docente na realidade brasileira.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

CASTRO, Fernando Rodrigues de; FERNANDES, Maria Lídia Bueno. A FORMAÇAO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1706.. Acesso em: 8 dez. 2024.