A FORMAÇAO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Cibercultura, Formação Docente, EmancipaçãoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre as possibilidades de uso da tecnologia e da educação a distância na formação de professores. O texto resulta de reflexões desenvolvidas em pesquisa realizada no mestrado acadêmico e dentre outros aspectos prioriza o entendimento do uso da tecnologia educacional, na modalidade a distância, numa perspectiva emancipadora de formação de professores. Aspectos do processo de globalização e suas contradições são discutidos e relacionados quanto ao uso da tecnologia na educação. São desenvolvidas reflexões e aproximações entre o conceito de Cibercultura de Pierre Levy e sua contextualização com a formação docente por meio da EaD, numa perspectiva transformadora da realidade, com objetivos emancipadores do sujeito professor formado nesta modalidade de ensino, dialogando com a proposta de sociedade conectada em rede. Os primeiros resultados de pesquisa sugerem que o contato promovido por meio da tecnologia na oferta de formação docente em EaD é responsável por levar aspectos desta perspectiva teórica para a realidade atendida. A discussão toma forma e convida os participantes a discutirem sobre onde podemos chegar com esta modalidade de formação docente na realidade brasileira.