A COLABORATIVIDADE E O USO DAS MÍDIAS COMO PROPULSORES AO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA.

Autores

  • Andrea Bonequini E. E. Nazle Jabur Autor
  • Andressa Cristina Santos E. E. Nazle Jabur Autor

Palavras-chave:

Leitura, Escrita Colaborativa, Mídias, Inclusão, Incentivo

Resumo

Neste artigo relatamos duas intervenções pedagógicas realizadas com alunos do Ensino Fundamental – turmas de Alfabetização e dos Anos Finais do Ensino Fundamental II - de uma escola pública em Minas Gerais. Embora ambos tivessem público alvo distintos, os objetivos eram os mesmos: incentivar a escrita; instigar a colaboratividade entre alunos regulares e especiais; despertar a capacidade criativa dos alunos para textos literários e não literários; instigar a autoria de livro, jornal e audiobook com a presença de produções escritas, ilustrações e narrações realizadas pelos educandos. Na visão das autoras, a produção de recontos e a organização de materiais impressos e de áudio pelos alunos, utilizando várias mídias tecnológicas, são poderosos e eficientes instrumentos gatilhos no despertar para a leitura e para a escrita. Os projetos foram estruturados em etapas para aguçar a curiosidade dos alunos e motivá-los a acompanhar a evolução dos projetos, a fim de que tivessem a percepção de como se daria o uso das mídias tecnológicas durante todo o processo. Os resultados alcançados nos mostraram que a associação entre as mídias, as produções textuais colaborativas e a publicação dos textos dos alunos em jornal, livros e audiobook, além de trabalhos visando à inclusão de alunos com necessidades especiais, foram elementos motivadores para o aprendizado dos educandos, impulsionando seu universo de leitura e escrita coesa e coerente, além da formação pessoal, consciência do papel do outro nas produções e na vida escolar e da comunidade. A pesquisa-ação foi a modalidade metodológica de pesquisa utilizada por trazer tanto o aluno, quanto o professor para a berlinda do trabalho que desempenham em sala de aula. Cereja e Magalhães (2007), Koch (1996), Travaglia (1993), Elliot (1997, p.17), Hoffmann (2008) e Thiollent (1985, 1997) dentre outros fundamentaram nosso trabalho.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BONEQUINI, Andrea; SANTOS, Andressa Cristina. A COLABORATIVIDADE E O USO DAS MÍDIAS COMO PROPULSORES AO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1705.. Acesso em: 8 dez. 2024.