EGRESSOS DO CURSO PEDAGOGIA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Eloisa Maria Wiebsuch Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS Autor
  • Rubya Mara Munhóz de Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS Autor

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação a Distância, Pedagogia, Primeira Geração

Resumo

As políticas públicas de acesso à educação superior no Brasil nos últimos anos propiciaram mudanças significativas no perfil dos estudantes, especialmente dos cursos, na modalidade de Educação a Distância. Com a expansão da educação superior, ocorreu o aumento da EaD, surge para os sujeitos que por diferentes motivos não tiveram acesso a educação superior presencial, um meio de inclusão. O presente estudo buscou investigar o acesso e o processo de formação de egressos do curso de Pedagogia, EaD, de primeira geração da família nuclear. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter exploratório, realizada com três egressos do curso de Pedagogia, EaD. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. Para a leitura, análise e interpretação dos dados usou-se os princípios de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). O aporte teórico inclui as contribuições de Almeida (2015), Marcelo Garcia (2009), Nóvoa (2009), entre outros. A pesquisa revelou a trajetória pessoal, acadêmica e profissional dos pioneiros da família a obter um diploma na educação superior, EaD. Muitos foram os desafios enfrentados, mas venceram várias etapas, até alcançarem a vitória. Enfatizamos que o Brasil ainda enfrenta um longo desafio na luta pelo fortalecimento de políticas públicas que garantam além do acesso, as condições de permanência e aprendizagem com qualidade e equidade na educação superior. Precisamos de mais investigações sobre a temática, temos muito a pesquisar sobre os estudantes e egressos de EaD, de primeira geração na educação superior, na busca de novos caminhos, novos olhares que contribuam na construção de uma educação superior mais inclusiva e de melhor qualidade para todos os brasileiros.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

WIEBSUCH, Eloisa Maria; ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. EGRESSOS DO CURSO PEDAGOGIA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1704.. Acesso em: 6 dez. 2024.