FORMAÇÃO DOCENTE: AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO ONLINE, INTELIGÊNCIA SÓCIO AFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD
Palavras-chave:
ensino online, aprendizagem colaborativa, educação a distância, formação docente, inteligência sócio afetivaResumo
Este artigo tem como finalidade, a partir de um estudo de revisão bibliográfica, discutir sobre as especificidades do ensino online, investigar a subjetivação do professor, com relação a sua prática docente, em especial sua formação para o futuro. Refletir e perceber os seus caminhos, arte de fazer - seus movimentos, conflitos e contradições, é a primeira aproximação desejada. O tema adquiriu relevo e centralidade, sendo o ponto de partida para (re) descobrir e (re) significar algumas leituras sobre a formação e ação dos professores, recuperando o diálogo entre o que sabemos e o que não sabemos na busca de novos conhecimentos. Não podemos esquecer que essas especificidades se projetam para aprendizes historicamente situados em uma realidade muito peculiar e que buscam o ensino online como forma de garantir melhores condições de vida profissional e a qualificação para o trabalho, considerando dificuldades de locomoção e déficit na formação inicial. A educação, seja ela presencial ou online, se realiza na sociedade e seu objetivo é o processo de construção do indivíduo e diante o contexto, abordaremos aqui, alguns significados que devem ser atribuídos a essas especificidades. Trata- se de mostrar fundamentalmente que quando o professor e o aluno exploram diferentes e diversas formas de interação, fundadas no estímulo da inteligência sócio afetiva, podem verificar resultados muito mais efetivos no que concerne ao aprendizado por parte dos sujeitos sociais como um todo. Onde se apresenta ao final deste trabalho a percepção e importância da afetividade como fator preponderante para a promoção de uma aprendizagem na modalidade online, partindo do princípio que o aluno EaD possui um déficit emocional as vezes maior do que o déficit de aprendizagem.