DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO EDUCATIVO SOBRE CUIDADO ORAL DO PACIENTE ADULTO ENTUBADO EM VENTILAÇÃO MECÂNICA
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Educação em enfermagem, Higiene bucal, Intubação intratraqueal, Assistência de enfermagemResumo
Pacientes intubados em ventilação mecânica podem apresentar uma higiene bucal inadequada. O uso de tecnologias educacionais possibilita à equipe de enfermagem buscar conhecimento, a fim de melhorar a assistência ao paciente crítico. Objetivo: Propor um objeto de aprendizagem, vídeo educativo, para o cuidado oral de pacientes entubados em ventilação mecânica. Método: Trata-se do desenvolvimento de um vídeo, fundamentado no modelo de Fleming, Reynolds e Wallace, sustentado nas etapas do Processo de enfermagem e nos sistemas de classificações da NANDA, NOC e NIC. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº40144114.9.0000.5393. Resultado: a construção do vídeo educativo constou das seguintes fases: Pré-produção, Produção e Pós-produção. Uma revisão integrativa da literatura foi realizada e assegurou que a construção do roteiro/script e storyboard estejam atualizadas, com base em evidência científica. A edição do vídeo foi finalizado em 18 minutos de gravação. Conclusão: Foi desenvolvido um vídeo educativo que pode proporcionar a equipe de enfermagem conhecimento científico capaz de modificar seu comportamento, por meio da educação crítica e reflexiva. Este estudo pode contribuir para o desenvolvimento de protocolos de higiene oral e assim, contribuir com estratégias para reduzir a incidência de PAVM na UTI. Os passos adotados na construção do vídeo educativo mostraram-se adequados e passíveis de serem utilizados em diversas temáticas.