FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ENSINO COLABORATIVO: DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL
Palavras-chave:
ensino colaborativo , formação continuada docente, Educação a distânciaResumo
A formação de professores para o atendimento educacional especializado é uma demanda real, pois é escassa a disseminação de ações de ensino no país, embora o mesmo tenha programas reconhecidos no âmbito internacional que abordam a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais (BRASIL, 2011). Comvistas a dialogar e discutir práticas de ensino para o AEE, este trabalho aborda reflexões e referenciais teóricos sobre as ações de um projeto de extensão universitária, oferecido a professores de municípios do Rio de Janeiro, a partir da prática no ensino colaborativo e desenvolvida em um instituto de aplicação. O uso da tecnologia se apresenta a partir de dois enfoques, um pelo uso de ferramentas no ambiente virtual, capaz de organizar e propor a reflexão e a produção de saberes sobre a prática de professores; e outro que expõe outra forma da escola se organizar diante do AEE. O ensino colaborativo consiste
na parceria entre o professor do AEE e do núcleo comum, compartilhando regência, planejamento e avaliação no ensino (BRAUN e MARIN, 2011, PLETSCH, 2014 e MENDES et. al, 2014). A dinâmica do curso de extensão contempla encontros presenciais e à distância, com docentes do AEE e do núcleo comum, além de profissionais convidados da área de educação. O curso está em uma plataforma MOODLE da universidade. Neste ambiente encontram-se os recursos didático-pedagógicos e as ferramentas de comunicação. Os resultados iniciais revelam que professores estão, de fato, carentes de formação em relação às propostas de ensino no AEE. Inicialmente, foram ofertadas 100 vagas para dois municípios, no entanto, matricularam-se 170 professores, estudantes e profissionais da educação provenientes de 13 municípios.