REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NUM CURSO DE PEDAGÓGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Carmen Maria Cipriani Pandini Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância - UAB, do Centro de Educação a Distância da UDESC Autor
  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Professora no Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC) Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias digitais, Formação de professores, Democratização do conhecimento

Resumo

Esse artigo tem o propósito de levantar algumas reflexões sobre o uso das
tecnologias digitais como estratégias de mediação na formação dos professores e no
fazer pedagógico tendo como lócus o Curso de Pedagogia a Distância do
CEAD/UDESC, que busca a democratização do conhecimento, a formação de
qualidade e o compromisso social com a sociedade com políticas de inclusão e
ampliação do acesso ao ensino superior. O estudo centra-se na disciplina de Estágio
Curricular Supervisionado de Ensino desenvolvido no Curso de Pedagogia a Distância.
São apresentados os procedimentos operacionais do Estágio e Prática Pedagógica
como Componente Curricular nas disciplinas metodológicas dessa instituição que
busca democratizar o aprendizado da construção de uma prática pedagógica
reflexiva e articuladora entre teoria e prática, mediada pelo uso das tecnologias
digitais. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores de forma
inclusiva e democrática, atendendo a todos que o buscam. Nesse contexto, é
apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio
curricular num espaço educativo hospitalar. Embora cego, pode construir seus
saberes pedagógicos mediados pelo curso de pedagogia à distância, utilizando as
tecnologias digitais. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta
experiência foi a Pesquisa-ação. Tida como uma forma de associar modos de ação a
uma proposta de formação que visa a uma continuidade foi incorporada como
proposta pedagógica – do curso e como um dos eixos norteadores do Curso de
Pedagogia mesclando-se aos princípios da interdisciplinaridade e à unidade teoria e
prática.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

PANDINI, Carmen Maria Cipriani; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NUM CURSO DE PEDAGÓGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1690.. Acesso em: 7 dez. 2024.