REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NUM CURSO DE PEDAGÓGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Educação a Distância, Tecnologias digitais, Formação de professores, Democratização do conhecimentoResumo
Esse artigo tem o propósito de levantar algumas reflexões sobre o uso das
tecnologias digitais como estratégias de mediação na formação dos professores e no
fazer pedagógico tendo como lócus o Curso de Pedagogia a Distância do
CEAD/UDESC, que busca a democratização do conhecimento, a formação de
qualidade e o compromisso social com a sociedade com políticas de inclusão e
ampliação do acesso ao ensino superior. O estudo centra-se na disciplina de Estágio
Curricular Supervisionado de Ensino desenvolvido no Curso de Pedagogia a Distância.
São apresentados os procedimentos operacionais do Estágio e Prática Pedagógica
como Componente Curricular nas disciplinas metodológicas dessa instituição que
busca democratizar o aprendizado da construção de uma prática pedagógica
reflexiva e articuladora entre teoria e prática, mediada pelo uso das tecnologias
digitais. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores de forma
inclusiva e democrática, atendendo a todos que o buscam. Nesse contexto, é
apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio
curricular num espaço educativo hospitalar. Embora cego, pode construir seus
saberes pedagógicos mediados pelo curso de pedagogia à distância, utilizando as
tecnologias digitais. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta
experiência foi a Pesquisa-ação. Tida como uma forma de associar modos de ação a
uma proposta de formação que visa a uma continuidade foi incorporada como
proposta pedagógica – do curso e como um dos eixos norteadores do Curso de
Pedagogia mesclando-se aos princípios da interdisciplinaridade e à unidade teoria e
prática.