ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA APOIADO POR UM FÓRUM DE DISCUSSÃO
Palavras-chave:
fórum, mecânica quântica, aprendizagem baseada em problemasResumo
Neste trabalho é compartilhada uma experiência, em desenvolvimento, de
organização de um fórum de discussão, a partir dos conteúdos e referenciais
estudados em um curso de mecânica quântica, ministrado a distância por uma
universidade norte-americana. Serão realizados encontros síncronos em sala de aula
virtual para socializar o conteúdo de uma importante área científica. A partir dos
princípios metodológicos da “Aprendizagem Baseada em Problemas” – ABP
(BARRETT; MOORE, 2011), serão conduzidas as discussões, apoiadas pelo recurso
fórum, com o objetivo de identificar a compreensão dos conteúdos abordados nos
encontros síncronos e lançar novos questionamentos a fim de que os participantes
construam conhecimentos mais aprofundados acerca dos conteúdos conceituais.
Espera-se que os estudantes criem comunidades de aprendizagem, fortaleçam o
espírito colaborativo e socializem materiais pertinentes aos conteúdos ministrados no
curso.