AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes Professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Autor
  • Rosângela Andrade Aukar de Camargo Professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Profissionalizante, Tecnologia Educacional, Revisão

Resumo

Investigou-se produção de conhecimento sobre uso de tecnologia educacional para
educação profissional de nível médio em enfermagem. Realizou-se revisão integrativa
da literatura utilizando os descritores “Computer Assisted Instruction”, Software,
Tecnologia Educacional, “Educação Profissionalizante” e Enfermagem, publicados
entre 2000 a 2010. Localizou-se 97 publicações, das quais 08 foram analisadas.
Observou-se a predominância de ensino de conteúdos técnicos do cuidado e uso de
simulações, denotando avanço científico no uso da informática em enfermagem.
Percebeu-se lacuna de pesquisas nessa temática que abordem o ensino reflexivo,
apesar do contingente de 80% de trabalhadores de enfermagem ser formado por
auxiliares/técnicos. Considera-se que o desenvolvimento de tecnologias educacionais
pode contribuir para a formação de profissionais de nível médio em enfermagem
pautada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

GÓES, Fernanda dos Santos Nogueira de; CAMARGO, Rosângela Andrade Aukar de. AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1688.. Acesso em: 19 set. 2024.