AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Profissionalizante, Tecnologia Educacional, RevisãoResumo
Investigou-se produção de conhecimento sobre uso de tecnologia educacional para
educação profissional de nível médio em enfermagem. Realizou-se revisão integrativa
da literatura utilizando os descritores “Computer Assisted Instruction”, Software,
Tecnologia Educacional, “Educação Profissionalizante” e Enfermagem, publicados
entre 2000 a 2010. Localizou-se 97 publicações, das quais 08 foram analisadas.
Observou-se a predominância de ensino de conteúdos técnicos do cuidado e uso de
simulações, denotando avanço científico no uso da informática em enfermagem.
Percebeu-se lacuna de pesquisas nessa temática que abordem o ensino reflexivo,
apesar do contingente de 80% de trabalhadores de enfermagem ser formado por
auxiliares/técnicos. Considera-se que o desenvolvimento de tecnologias educacionais
pode contribuir para a formação de profissionais de nível médio em enfermagem
pautada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.