AGENTE DE RECOMENDAÇÕES DE ESTUDO E DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS

Autores

  • Ubiratan Campos Estudante na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Gislaine Cristina Micheloti Rosales Professora e pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Autor
  • Wellington Camargo Estudante a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Fernando Vieira Duarte Estudante e Pesquisador na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Regina B. Araújo Professora e pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor

Palavras-chave:

agente de recomendações, lógica probabilística, aprendizagem, recomendação preventiva

Resumo

Este trabalho propõe um Agente de Recomendações (AR) cuja finalidade é guiar o
estudante de educação a distância durante suas atividades no ambiente virtual. A partir
de um Framework de Coleta de Dados baseado em rede de sensores que monitoram os
ambientes digital (sensores lógicos) e físico (sensores físicos) que cerca o usuário,
coletamos informação semântica dinâmica em tempo de execução. Nosso AR faz uso de
redes Bayesianas para realizar inferências e apresenta recomendações, tais como:
agenda de estudos; sugestões de conteúdo a serem estudados e prioridade; tempo de
dedicação a cada disciplina, unidade de aprendizagem, material e atividade; exercícios a
serem realizados e prazos; lembrete de eventos. O AR apresentado encontra-se em fase
de implementação e testes. O espaço de análise que se pretende investigar para
avaliação do AR proposto envolve estudantes de educação a distância de cursos
oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

CAMPOS, Ubiratan; ROSALES, Gislaine Cristina Micheloti; CAMARGO, Wellington; DUARTE, Fernando Vieira; ARAÚJO, Regina B. AGENTE DE RECOMENDAÇÕES DE ESTUDO E DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1687.. Acesso em: 19 set. 2024.