A PRODUÇÃO MATEMÁTICA COLETIVA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO IV A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação a distância, investigação matemática, licenciatura em matemática, fórumResumo
Nesse artigo apresentamos possibilidades para a compreensão acerca da produção
matemática que ocorre através da interação entre alunos e professores a distância,
dentro da ferramenta fórum, em um ambiente virtual de aprendizagem. Tal trabalho
emergiu a partir de recortes de uma atividade realizada na pesquisa de mestrado em
desenvolvimento, do primeiro autor, sob a orientação do segundo autor. Além disso, ela
também faz parte de um projeto de pesquisa maior, cujo foco é investigar o uso de
tecnologias em cursos da Universidade aberta do Brasil. A realização dessa atividade foi
de grande importância na preparação para a coleta de dados de ambas as pesquisas
citadas anteriormente, por propiciar a experimentação de recursos pedagógicos que
poderão ser utilizados posteriormente durante o desenvolvimento dos procedimentos
metodológicos das mesmas. Os dados de tal atividade foram coletados no fórum, dentro
do ambiente virtual de aprendizagem utilizado na disciplina investigada em questão, e
foram analisados a partir de um estudo minucioso em todas as postagens. Em seguida,
levantamos alguns episódios, por estarem em consonância com a concepção de
investigação matemática, a qual contempla a compreensão e exploração da situaçãoproblema, formulação e refinamento de conjecturas e avaliação da resolução
apresentada dentro de uma temática específica. Nessa análise, observamos diferentes
processos de produção matemática coletiva, envolvendo articulações de ideias, com e
sem concordância de opiniões, que, no entanto buscavam a constituição de uma solução
para as dúvidas apresentadas dentro da ferramenta investigada. Concluímos que o
fórum apresenta características pertinentes para a discussão, argumentação e debates
sobre conteúdos matemáticos, permitindo com que a modalidade de ensino a distância,
faça uso dessa ferramenta de forma que incentive a articulação de ideias matemáticas
por grupos de pessoas fisicamente distantes, mesmo que elas não estejam interagindo
de forma síncrona.