A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Patrícia Takaki Neves Professora na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Autor
  • Rhayane Stéphane Silva Andrade Aluna do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Autor

Palavras-chave:

Avaliação da usabilidade, Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), Framework metodológico para avaliação da usabilidade

Resumo

Com o crescimento do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na
educação, surgiram os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) para suportar o
processo de ensino-aprendizagem a distância e/ou presencial. Em paralelo, tornou-se
necessário considerar questões relacionadas à qualidade de uso desses ambientes. O
objetivo deste trabalho é discutir a importância de se avaliar a usabilidade dos AVAs
ao apresentar os resultados de pesquisas realizadas na área e ao avaliar a
usabilidade do AVA Virtualmontes. Foi utilizado um framework metodológico de
avaliação da usabilidade, adaptado para este estudo, que propõe quatro etapas:
utilização do Google Analytics, emprego da matriz de web métricas, aplicação dos
métodos de avaliação e proposta de reformulação do design do site. Os resultados
obtidos apontaram uma considerável quantidade de problemas, que demonstram a
necessidade de se aperfeiçoar os AVAs buscando garantir uma interação eficiente.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

NEVES, Patrícia Takaki; ANDRADE, Rhayane Stéphane Silva. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1685.. Acesso em: 7 dez. 2024.