EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS PAPÉIS DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Álaze Gabriel Gifted Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) Autor

Palavras-chave:

papeis na EaD

Resumo

O artigo busca refletir sobre os novos papéis do aluno, do professor e da instituição educacional, trazidos pela Educação a Distância (EaD). Tem como objetivo apresentar, explanar e caracterizar os desafios existentes na oferta da EaD para cada uma das partes nela envolvidas, em particular. Para tanto, utilizou as seguintes metodologias: o método crítico-dialético como o seu eixo epistemológico de investigação, historicizando o tema; o método hipotético-dedutivo como o seu eixo lógico de investigação; e como eixo técnico foi utilizado a base procedimental não participante, realizando-se um levantamento bibliográfico, com base em pesquisadores renomados do tema como Moore e Kearsley (2007), Maia e Mattar (2007), e Niskier (2000). Discute que a EaD é mais que um método ou uma técnica, é um sistema informatizado, sistematizado e integrado em que as Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (NTICs) são os meios transmissores da interação entre os alunos, os professores e as instituições educacionais, e operacionalizadores do processo ensino-aprendizagem virtual. A inserção da NTICs no processo ensino-aprendizagem trouxe, por um lado, desafios maiores para o aluno, o professor e a instituição educacional, que hoje precisam estar mais preparados para aprender e ensinar, mas, por outro lado, trouxe grandes vantagens, dentre as quais a flexibilidade espacial e temporal para estudar, ambientes de aprendizagem mais agradáveis, atraentes e interessantes, modo dinâmico e híbrido de aprender. Conclui que tal sistema trouxe a exigência do desenvolvimento, para todas as referidas partes, de novas competências, em especial o domínio no uso das NTICs, o autodidatismo e maior capacidade no gerenciamento do tempo.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GIFTED, Álaze Gabriel. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS PAPÉIS DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1684.. Acesso em: 8 dez. 2024.