HISTÓRIA EM JOGO ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O USO DE GAMES NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Jogos eletrônicos, Games, História Medieval, Orientações didáticasResumo
Na perspectiva de um cotidiano permeado cada vez mais pelas tecnologias, nosso trabalho originou-se em demanda de nossa prática docente na análise de games inicialmente não construídos com finalidades educacionais e seu uso enquanto possibilidade e estratégias pedagógicas nas aulas de História do 7º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa encontra-se em desenvolvimento no Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica. Os games são utilizados pelos alunos com finalidades de entretenimento e possuem vários aspectos derivados de conceitos e fatos históricos reais transcritos em suas construções e compreensão de jogabilidade, gerando uma base de conhecimentos prévios que os alunos trazem a sala de aula em situação de aprendizagem. Nossa proposta é catalogar uma amostra deste conhecimento prévio elencado nas situações de aprendizagem e produzir junto aos professores e alunos estratégias facilitadoras de seu uso enquanto objeto de aprendizagem. Serão selecionados e analisados games por meio de levantamento prévio daqueles utilizados pelos alunos produzindo orientações didáticas para os docentes e estratégias pedagógicas de utilização dos games nas aulas. Os descritores e orientações produzidas junto aos docentes integrarão um catálogo digital de apoio aos docentes nas ações práticas com a utilização dos games em sala de aula, que servirão de apoio ao trabalho docente nesta e em futuras situações. Objetivamos, desta forma, contribuir com a popularização e apoiar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, as TDIC, pelos professores na sala de aula aproximando o contexto das aulas ao conhecimento prévio dos alunos na construção de um aprendizado socialmente relevante e efetivo.