Aprendizagem, Avaliação e Percepção dos Educandos na Disciplina Sociologia na Modalidade Semipresencial

Autores

  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade Faculdade São Lucas Autor
  • Daniela Tissuya Silva Tóda Faculdade São Lucas Autor

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Semipresencial, Estudante

Resumo

Este trabalho busca investigar a percepção e o perfil do aluno na educação semipresencial da Faculdade São Lucas em Porto Velho, Rondônia no que tange aos processos avaliativos, de aprendizagem e concepção do que é educação semipresencial. Para realizar tal atividade, os processos metodológicos adotados foram a investigação bibliográfica, a aplicação de questionário semiaberto com análise quantitativa e qualitativa das informações coletadas, usando o método de análise de conteúdo de Pierre Bardin (2009). As discussões teóricas realizadas giraram em torno das concepções educacionais e formativas do modelo semipresencial na perspectiva do perfil acadêmico analisado, dialogando com aspectos sociológicos e psicológicos da teoria educacional, visando maior amplitude da análise. Os resultados apontam que o educando tem ainda uma visão reduzida e apriorística da educação à distância e de suas potencialidades, baseando-se na perspectiva tradicional de educação e avaliação, necessitando da presença do professor como condutor, não como orientador, do processo de aprendizagem. Apesar de acreditarmos na amplitude social da cultura tecnológica, percebemos que ainda há muito o que caminhar para que cultura acadêmica assimile efetivamente este aspecto, fato que este artigo apresenta.

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Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira; TÓDA, Daniela Tissuya Silva. Aprendizagem, Avaliação e Percepção dos Educandos na Disciplina Sociologia na Modalidade Semipresencial. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1681.. Acesso em: 9 dez. 2024.