DESIGN INSTRUCIONAL DA DISCIPLINA VIRTUAL “COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO”

Autores

  • Aline Claudino de Castro Universidade Federal de Alfenas Autor

Palavras-chave:

Design Instrucional, Química, Educação a distância

Resumo

A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino existente há muito tempo. Além dos cursos por correspondência a educação pela televisão ganhou um espaço gigantesco no Brasil, tão grande foi seu sucesso que foi exportado a vários países. Mas, com a chegada da internet a EaD apresentou outra maneira ao ensino-aprendizagem, com maior capacidade de comunicação e interação. Isso porque a interação no ensino deixa de ser apenas com o professor, para ser com toda a equipe integrante do processo. Além da flexibilidade de tempo e espaço, em que o aluno pode fazer o seu tempo de estudo para melhor aprendizado. Ao considerar o percurso histórico da inserção da EaD nos cursos de graduação percebe-se a necessidade de melhorar a qualidade dos mesmos de tempos em tempos, a fim de diminuir a evasão. Desse modo, esse artigo apresenta o design instrucional da disciplina “Compostos de Coordenação” que é destinada ao curso de química licenciatura em EaD. O trabalho apresenta a análise do designer instrucional, com uma metodologia de trabalho interativa, fazendo uso de recursos de design instrucional como o mapa de atividades, o storyboard e a matriz de design instrucional. Além disso, demonstra as ferramentas de aprendizagem utilizadas: as mídias, os arquivos DOC, PPT e PDF; que contribuem para o sucesso e a interação do conteúdo, possibilitando atingir os diferentes estilos de aprendizado.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

CASTRO, Aline Claudino. DESIGN INSTRUCIONAL DA DISCIPLINA VIRTUAL “COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO”. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1679.. Acesso em: 9 dez. 2024.