A UTILIZAÇÃO DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO CURSO DE QUÍMICA DA UNEB MODALIDADE EAD NO PÓLO DE SANTO ESTEVÃO-BA
Palavras-chave:
comunicação assíncrona, interação virtual, mediação pedagógicaResumo
O presente trabalho demonstra as concepções dos estudantes do curso de Química modalidade à distância do pólo de Santo Estevão sobre a utilização dos fóruns de discussão como ferramenta de ensino-aprendizagem. O fórum de discussão é uma ferramenta assíncrona que pode ser utilizada como um importante instrumento de aprendizagem e de avaliação, uma vez que, essa ferramenta promove a consolidação de conteúdos estudados, além de possibilitar discussões e o aprofundamento de determinados assuntos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com 14 estudantes (sete do terceiro e sete do quinto semestre) do curso de Química da UNEB modalidade EaD, polo de Santo Estevão, onde eles responderam um questionário misto, contendo questões abertas e fechadas. A partir de suas respostas, foi possível perceber suas concepções sobre a ferramenta fórum de discussão e de que forma eles estão utilizando esse recurso. Trabalhos como estes podem servir como subsídio para futuras investigações.