HIPERTEXTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Maria das Graças Souza Silva Seibert UESB Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, hipertexto, hiperlinks

Resumo

O advento das tecnologias de informação e comunicação e a disseminação dos cursos de formação para professores trouxeram novas perspectivas para a educação a distância, inclusive a utilização do suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet, onde o hipertexto emerge como importante ferramenta de aprendizagem. Este artigo apresenta um breve histórico e algumas definições de hipertexto e reflete sobre a sua utilização na Educação a Distância, tomando por base o referencial teórico e a análise dos dados da pesquisa realizada com a turma do IV Semestre do Curso de Letras da Universidade do Norte do Paraná – (UNOPAR) - Itapetinga-Bahia, onde se constatou que a possibilidade de acesso a vários hiperlinks abre um universo grande de opções que pode ser encarado como perspectiva ou como dificuldade no desenvolvimento da aprendizagem, dependendo da postura do aluno, frente a esse desafio. Daí concluir-se que a capacidade de utilizar o hipertexto de forma produtiva e eficaz é desenvolvida pelo próprio usuário. Cabe a este construir seus sentidos e significar o mundo através da relação compartilhada, coletiva e social, sem perder de vista o foco do estudo.

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Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SEIBERT, Maria das Graças Souza Silva. HIPERTEXTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1675.. Acesso em: 8 dez. 2024.