INCORPORAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Autores

  • Edilândia Rios de Oliveira Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco Autor
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco Autor

Palavras-chave:

Biologia, Processo ensino-aprendizagem, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

A escola, espaço condicionado pelas alterações decorrentes do seu tempo, precisou aderir às mudanças frente às tecnologias de comunicação e informação que trazem um novo modelo de linguagem capaz de integrar o computador a sua realidade e instiga professores e alunos a entendê-la como organização que possa instaurar novos tempos, e formar cidadãos aptos a lidar com os avanços tecnológicos e novas formas de ensino e aprendizagem a que serão expostos. Na busca por maiores conhecimentos sobre o reflexo do trabalho docente e a maneira como o conteúdo é significado pelos alunos, este ensaio teórico objetiva refletir sobre o uso e impacto das tecnologias de informação e comunicação indicadas como ferramentas potencializadoras do processo de ensino–aprendizagem, sobretudo da disciplina de Biologia, ao passo que contribui para facilitar o entendimento sobre as TICs e em como seu uso pode contribuir para o sucesso no contexto escolar e, consequentemente, fora dele. É importante dizer que a escola precisa adequar-se à realidade dos alunos, pensando na perspectiva de um currículo que garanta uma aprendizagem contextualizada e significativa. Dessa forma, o resultado será uma geração mais autônoma na construção da sua própria aprendizagem. Aos professores, cabe discutir maneiras de trabalhar tais tecnologias de forma que o aluno consiga entender os significados e a partir disso, ultrapassar as barreiras que torna o ensino tão decadente. O uso das TICs como instrumentos de ensino e aprendizagem, potencializando habilidades e competências, pode ser um caminho capaz de fazer com que haja possibilidades de alavancar o que é necessário, integrar teoria à prática e prosseguir em tempos de ensino democrático e de qualidade a todos.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ARAÚJO, Edilândia Rios de Oliveira; CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo. INCORPORAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1672.. Acesso em: 6 dez. 2024.