O YouTube como ferramenta pedagógica
Palavras-chave:
YouTube, Processo Ensino Aprendizagem, Ferramenta PedagógicaResumo
As novas formas de produzir, divulgar e acessar conhecimento, advindas da evolução e massificação da tecnologia, modificaram também as formas como o indivíduo ensino e aprende. O presente trabalho pretende demonstrar a possibilidade de utilização de vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica de enriquecimento do processo ensino aprendizagem. A notável quantidade de conteúdo multimídia oferecida pela plataforma pode ser utilizada em sala de aula com aplicabilidade variada. Através de revisão de bibliografia, procurou-se apresentar aspectos relacionados à tecnologia e às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apontaram-se ainda os diferenciais pedagógicos que a utilização de recursos tecnológicos no processo ensino aprendizagem podem trazer, especialmente os audiovisuais. Paralalemente, buscou-se analisar as possibilidades de utilização pedagógica dos conteúdos audiovisuais disponíveis na plataforma de carregamento e compartilhamento, tanto como fonte de material de apoio às aulas e/ou como meio de divulgação de trabalhos de autoria multimídia. Fica clara a validade do uso de vídeos de YouTube como ferramenta pedagógica, já que esta pode despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, trazendo significância ao processo ensino aprendizagem. Contudo, para que a aplicação pedagógica desta mídia seja realmente válida, faz-se necessário um prévio e minucioso planejamento pelo professor, delimitando claramente os objetivos que pretende atingir e a metodologia que será empregada para tal.