O YouTube como ferramenta pedagógica

Autores

  • Priscila Patrícia Moura Oliveira Universidade Federal de Lavras Autor

Palavras-chave:

YouTube, Processo Ensino Aprendizagem, Ferramenta Pedagógica

Resumo

As novas formas de produzir, divulgar e acessar conhecimento, advindas da evolução e massificação da tecnologia, modificaram também as formas como o indivíduo ensino e aprende. O presente trabalho pretende demonstrar a possibilidade de utilização de vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica de enriquecimento do processo ensino aprendizagem. A notável quantidade de conteúdo multimídia oferecida pela plataforma pode ser utilizada em sala de aula com aplicabilidade variada. Através de revisão de bibliografia, procurou-se apresentar aspectos relacionados à tecnologia e às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apontaram-se ainda os diferenciais pedagógicos que a utilização de recursos tecnológicos no processo ensino aprendizagem podem trazer, especialmente os audiovisuais. Paralalemente, buscou-se analisar as possibilidades de utilização pedagógica dos conteúdos audiovisuais disponíveis na plataforma de carregamento e compartilhamento, tanto como fonte de material de apoio às aulas e/ou como meio de divulgação de trabalhos de autoria multimídia. Fica clara a validade do uso de vídeos de YouTube como ferramenta pedagógica, já que esta pode despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, trazendo significância ao processo ensino aprendizagem. Contudo, para que a aplicação pedagógica desta mídia seja realmente válida, faz-se necessário um prévio e minucioso planejamento pelo professor, delimitando claramente os objetivos que pretende atingir e a metodologia que será empregada para tal.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Priscila Patrícia Moura. O YouTube como ferramenta pedagógica. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1671.. Acesso em: 8 dez. 2024.